Com a intenção de melhorar o primeiro atendimento a possíveis acidentados e em cumprimento ao Plano de Resposta a Emergências (PRE), a Tabocas realiza, periodicamente, em seus canteiros, treinamentos práticos que simulam, de forma realista, uma situação de risco. Com esse objetivo, ocorreu, no último dia 26 de março, em Curionópolis, no Pará, o treinamento “Acidente no Transporte e Movimentação de Cargas com Equipamento de Guindaste”. O simulado teve o intuito de treinar e qualificar os trabalhadores para eventuais situações reais, orientando-os em como proceder em casos de emergência.
A atividade foi realizada no pátio de ferragens do canteiro e envolveu 18 profissionais, os quais puderam aplicar na prática os procedimentos de primeiros socorros, envolvendo: o atendimento, o tratamento de ferimentos, a acomodação em maca e a imobilização e transporte da vítima.
De acordo com o técnico segurança do trabalho, Geronildo Gudinho, um destaque do simulado foi a participação ativa de toda a equipe na ocorrência, especialmente no que diz respeito à agilidade e à qualidade no processo de imobilização da vítima. Segundo o técnico, ficou evidente que os colaboradores absorveram as boas práticas repassadas pelos profissionais de saúde e segurança do trabalho da empresa durante o treinamento de primeiros socorros realizado na contratação dos trabalhadores.
Para Geronildo, com simulados e diversos outros treinamentos, a Tabocas segue trabalhando para o cumprimento dos seus valores, melhoria contínua dos seus processos com foco na qualidade e na segurança na execução de seus serviços.