Neste mês de fevereiro em Ponta Grossa, no Paraná, os colaboradores da construção da subestação do projeto Gralha Azul estão participando da campanha de proteção das mãos. A ação tem o objetivo de conscientizar para a proteção de uma das mais fundamentais ferramentas de trabalho do colaborador: as mãos. A proteção delas é garantida por meio do uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI). A escolha da temática da campanha que já estava no cronograma do mês de fevereiro do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do canteiro ganhou um reforço por conta da elevação do número de ocorrências registradas pelo mau uso ou não utilização dos EPIs nas mãos.  

A técnica de enfermagem, Débora Machado, explica que a campanha de conscientização, que é direcionada a todos os trabalhadores, é abordada por meio do Diálogo Diário de Qualidade e Segurança (DDQS), folderes, painéis, palestras e de um vídeo. Em relação ao vídeo, um dos recursos utilizados pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho para a adesão e a participação de todos, é o uso, como em outras campanhas realizadas na obra, da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a técnica, a Libras é utilizada em todas as campanhas do canteiro, já que a cada mês um assunto diferente é tratado e, assim, há a possibilidade dos colaboradores aprenderem novas palavras. “Ganhamos aprendizado e evoluímos nossa comunicação interpessoal, também levamos a outros canteiros, aos familiares, aos amigos a informação e a importância da inclusão social”, disse.

Assista ao vídeo feito pela equipe de Saúde Ocupacional da obra: https://youtu.be/_MwL0cWvq3U