Desde os anos 90, o mês de outubro é conhecido mundialmente como o período reservado especialmente para a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O grande objetivo do movimento é compartilhar informações sobre essa doença e, mais recentemente, sobre o câncer no colo do útero. A Tabocas anualmente aproveita o período para também orientar suas colaboradoras e colaboradores sobre a doença que atinge mais de 66 mil pessoas a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). As ações, realizadas na sede da empresa e em seus canteiros em todo país, incluem a distribuição de informativos impressos e digitais, envio de e-mail marketing, palestras sobre o tema para todos os colaboradores, além de decoração temática.
No Pará, no canteiro de Curionópolis, segundo o engenheiro, Emerson Cechin, a prevenção é diária, e a cada mês uma campanha temática ligada ao cuidado com a saúde faz parte do calendário de ações para relembrar e conscientizar os trabalhadores. “Nós temos uma equipe de Saúde e Medicina do Trabalho para dar suporte diário aos funcionários, e essas ações visam um alerta geral, chamando a atenção, divulgando a importância da prevenção e do tratamento. A campanha é direcionada às mulheres, mas não restringimos a mensagem, os colaboradores do canteiro também têm acesso a ela, pois assim podem contribuir para a propagação das informações de prevenção”, afirmou Cechin.
De acordo com dados do Inca, ambos os cânceres, detectados em fases iniciais, possuem a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. O tratamento depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Assim, a indicação é, a qualquer sinal de anormalidade, consulte um médico.