Com o objetivo de se tornar cada vez mais tecnológica, a Tabocas segue investindo em recursos que melhorem os processos e otimizem tempo. Visando a segurança, a acessibilidade de conexão de diferentes localidades e dispositivos, no fim de 2017, a empresa começou a migração para o Cloud computing ou sistema em nuvem.

“O desafio era levar a nossa tecnologia para a nuvem. Iniciamos com o e-mail, depois migramos nossa plataforma ERP, que gerencia atividades da empresa como contas a pagar, contas a receber, compras e o sistema Top (Totvs construção obras e projetos), e, por último, estamos migrando nosso sistema de arquivo, File Server”, esclareceu o gerente de projetos e de Tecnologia da Informação (TI), Rodrigo Coutinho. Segundo o profissional, com a mudança para uma tecnologia de armazenamento em tecnologia SSD (solid-state drive) é possível ganhar mais performance na transação de arquivos. A empresa passou a ter mais computadores para divisão de processamento de dados, ganhou, assim, mais tarefas sendo executadas ao mesmo tempo.

Com os dados na nuvem, é possível ainda ter outras inúmeras vantagens, como a realização de backups de maneira muito mais eficiente com a garantia de que não haverá perda da informação. Não é necessário o investimento em um servidor físico, já que as atualizações são feitas automaticamente, sem precisar que se realize uma operação manual, e os dados da empresa podem ser obtidos de qualquer lugar, desde que se tenha internet disponível. Outra grande vantagem, é a portabilidade. O acesso do colaborador poderá ser realizado de um tablet, celular, notebook ou de um computador.

De acordo com o gerente, com o crescimento da Tabocas foi preciso escolher o método da TI por gestão. “Chegamos à conclusão que ou seria feito um grande investimento no parque tecnológico interno ou era melhor levar as informações para a nuvem. Então, considerando que o negócio principal da Tabocas não é a tecnologia de TI, nada melhor que confiar os dados a uma empresa especializada”, disse.

Para Coutinho, o dia a dia mostrou que a decisão foi acertada. “Nós tínhamos um grande número de chamados no nosso Help Desk interno por queda de conexão ou de não acessibilidade ao sistema, já que ele ficava na matriz da empresa. Depois que houve a mudança para o sistema em nuvem, praticamente 99,9% dos problemas com conectividade e acesso foram resolvidos e conseguimos essa acessibilidade de conexão com muita qualidade”, explicou.

Para o sócio fundador da Tabocas, Flavio Resende, atualmente a informatização faz parte do sangue da empresa e é essencial para o negócio. “A busca por melhorias que resultem em eficiência e ganho de tempo é imprescindível para a Tabocas que segue investindo para uma otimização dos processos de trabalho”, finalizou.

Assista ao vídeo do Case de Sucesso TOTVS: https://youtu.be/H5YxO4m-Aw8