Tabocas iniciou em março a construção de torres de transmissão em ilha entre os estados do Pará e Tocantins. É a segunda vez que a empresa realiza a construção de torres nessa condição. A obra está sendo desenvolvida na travessia do Rio Araguaia entre os municípios de Floresta do Araguaia, no Pará, e Pau D´arco, no Tocantins, e tem previsão de término para agosto deste ano. As primeiras torres anteriormente feitas em ilhas pela empresa foi na linha de transmissão de 800 kV (CC) Xingu / Terminal Rio no trecho 101.03.
A construção das torres faz parte da importante obra que propiciará um melhor escoamento de energia da usina de Belo Monte entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, que trará inúmeros benefícios e desenvolvimento para essas localidades.
A construção de torres em ilhas é um grande desafio por ser cercada de inúmeras dificuldades, como distância, acesso terrestre e fluvial por meio de embarcações o que exige maior demanda de colaboradores, equipamentos, transporte, treinamento e capacitação de todos envolvidos na atividade. “A construção das torres em ilha é mais uma demonstração de como a Tabocas está sempre preparada para desafios, já que a obra envolve muita dificuldade de navegabilidade e acesso as torres devido ao ponto que se encontra a ilha”, contou o colaborador Ramon Cardoso Alencar dos Santos.