Com o projeto “Gestão da Água: Boas Práticas de Gerenciamento e Reuso de Efluentes”, a Tabocas foi a vencedora do 27º Prêmio Expressão de Ecologia (2019-2020), na categoria “Controle da Poluição”. Os 27 vencedores foram divulgados, na última semana, e serão publicados no Guia de Sustentabilidade 2020 que circulará, na versão digital e impressa, em outubro, no anuário especial da Editora Expressão. A entrega do troféu “Onda Verde” ocorrerá em data a ser divulgada.
O trabalho foi desenvolvido e teve a participação de todas as obras da empresa, no entanto o projeto/case referenciou as obras do Sul do país para enquadramento ao âmbito do regulamento do prêmio. O projeto apresenta soluções ecológicas que têm por objetivo a redução de impactos ambientais no solo, na água e na flora, a partir de técnicas aplicadas em campo, como a implantação de estação de tratamento de efluentes, sistema de biodigestores. Além de tendas sanitárias com filtro depurador natural e sistema de neutralização, conservação florestal, reuso de água e promoção de educação ambiental para os colaboradores. Como resultado, obtém-se redução do consumo de água, conservação dos recursos hídricos, proteção do solo, menor supressão vegetal e a prevenção à poluição.
Para o superintendente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, João Bosco, o prêmio é motivo de orgulho para a Tabocas, já que é uma das maiores premiações de responsabilidade socioambiental do país. “A conquista reforça e é um reconhecimento ao engajamento das equipes e lideranças da empresa na temática de responsabilidade socioambiental”, disse.
De acordo com o gerente de Meio Ambiente, Tiago Varga, o prêmio consolida a estruturação do gerenciamento socioambiental em cooperação com as práticas operacionais integradas ao padrão Tabocas de responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável.
Projeto Vencedor
Os colaboradores que elaboraram o projeto vencedor foram: Tiago Varga, Fábio Teixeira, Maria Rosária, Laís Barra em parceria com as equipes de Meio Ambiente das obras.
Prêmio Expressão de Ecologia
Criado em 1993, o Prêmio Expressão de Ecologia é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente, e é a maior premiação ambiental do Sul do país e a de maior longevidade no Brasil. Ao longo dos últimos 27 anos contou com a participação de 2.920 trabalhos inscritos pelas principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul.
Neste ano, foram 164 trabalhos inscritos. Para conhecer os 27 vencedores e saber um pouco mais sobre o prêmio, acesse o site: https://editoraexpressao.com/ecologia