Na obra de construção da subestação de Ponta Grossa, no Paraná, os colaboradores tiveram a iniciativa de fazer um vídeo natalino empregando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é tornar acessível e dividir com as pessoas deficientes auditivas a alegria do Natal e os desejos para o novo ano.

Trabalhando no empreendimento, há três pessoas com perdas auditivas. Uma delas é a auxiliar administrativo de obra Bruna Rafaele Bueno, foi ela a responsável por ensinar a cada colaborador como comunicar, por meio de sinais, o desejo pretendido de Natal e de Ano Novo no clipe. Graduando-se em Libras, Bruna é oralizada, faz leitura labial, usa aparelho auditivo e consegue se comunicar com todos.

Para Bruna, a produção dos vídeos permite que as pessoas tenham mais facilidade em entender a linguagem de sinais. “Já tive muita dificuldade em mecomunicar há algum tempo atrás. Era difícil para as pessoas entenderem. Hoje eu procuro levar um pouco da Língua Brasileira de Sinais para aqueles que eu converso no dia a dia para que assim conheçam um pouco da nossa maneira de nos comunicar. Aqui, no canteiro, encontrei pessoas muito especiais, dispostas a aprender, que me ajudaram e me tratam com igualdade”, frisou.

Segundo a técnica de Enfermagem, Débora Ferreira Machado, em um ano tão difícil, como foi 2020, conseguir que a magia do Natal atinja um número cada vez maior de pessoas é muito gratificante”. Conforme ela informou, entre os colaboradores foi muito acolhedora a ideia da realização do vídeo, todos se interessam e se empolgaram em aprender. “Vez ou outra, algum trabalhador vem ao ambulatório tentar uma conversa e aprender alguma palavra, já que disponibilizamos um alfabeto para consulta no local”, contou.

De acordo com Débora, o vídeo de Natal não foi o primeiro feito em Libras no canteiro. “No início da pandemia fizemos um incentivando o uso do álcool em gel e também um sobre a conscientização combate à Aids, foi um sucesso e repercutiu muito bem entre os colaboradores e nos grupos de enfermagem e a também técnica de Enfermagem, na época, Janaina Tami Curpel de Andrade, nos motivou para que fizéssemos o de Natal”, pontuou.

Veja o vídeo aqui: https://youtu.be/yL5JNdrX65w

Fotos da colaboradora Bruna orientando os colaboradores para a produção do vídeo: