Priorizando a segurança dos trabalhadores, foi realizado no início de fevereiro em Curionópolis, no Pará, mais um treinamento de primeiros socorros para 43 colaboradores da obra 118.01. O treinamento é feito por todos os trabalhadores em várias ocasiões e reforçados periodicamente em novos treinamentos executados pela equipe do QSMS.
Por meio da apresentação de material teórico e de simulações, são repassados aos colaboradores procedimentos importantes no reconhecimento e na conduta inicial nas principais situações de emergência. Os participantes são orientados a identificar, agir preventivamente e atender adequadamente a vítima em ocorrências de urgência e emergência, até a chegada do socorro especializado.
Alguns dos temas abordados no treinamento foram o atendimento pré-hospitalar, queimaduras de 1º, 2º e 3º graus, fraturas expostas e entorses, luxações, manobra de Heimlich e infarto agudo do miocárdio. Além de capacitar para crises convulsivas, ressuscitação cardiopulmonar, uso de Equipamento de Proteção Individual adequado, hemorragias externa e interna, objetos empalados, imobilizações, Trauma cranioencefálico (TCE), choque elétrico, traumas torácicos e abdominais.
Segundo o enfermeiro Jean de Souza Santos o domínio da técnica previne sequelas que estão associadas a primeira etapa do atendimento de emergência. “Os primeiros socorros realizados da forma adequada impedem que a pessoa tenha algum dano adicional que poderia ser evitado com um primeiro atendimento de qualidade”, disse.