A Tabocas neste mês realizou na sua sede e em seus canteiros ações contra o câncer de próstata durante a campanha nacional do “Novembro Azul”. As atividades incluem a distribuição de informativos impressos e digitais, envio de e-mail marketing, palestras sobre o tema para todos os colaboradores, esquetes, além de distribuição de brindes sobre o assunto e decoração temática.

A campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o mais comum entre eles, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Nos canteiros do projeto Gralha Azul, no Paraná, a campanha foi um sucesso. No empreendimento em Guarapuava, além das palestras, entrega de panfletos, cartazes e adesivos, foi feita uma parceria com um laboratório local para a coleta de sague dos colaboradores para a realização do exame de próstata, diminuindo os custos e transtornos do trabalhador em se deslocar para fazer os testes. Segundo o engenheiro Mauricio de Sousa Lima, medidas como essas diminuem muito o preconceito e a rejeição aos exames preventivos.

Na obra em Campo Largo, a campanha ganhou um reforço lúdico para informar sobre a importância da prevenção. De acordo com a técnica em enfermagem Claudinéia de Fátima Bizetto o objetivo era transmitir aos colaboradores que estamos todos em uma guerra constante contra a doença. “Precisamos lutar diariamente contra o câncer de próstata e também contra a Covid-19. Elaboramos uma esquete em que todos participaram e se divertiram, assim conseguimos abordar o assunto de forma descontraída”, disse a técnica. Em Pinhão, a participação dos trabalhadores também foi bem satisfatória. “Vários nos procuraram para tirar dúvidas e relatar os casos pessoais. Além disso, eles se mostram mais dispostos a procurar um urologista e uma equipe de saúde”, afirmou o engenheiro Rodolfo Araujo da Silva.

Para a médica, Manuela Pacheco, que atua em Ponta Grossa, a grande maioria dos colaboradores da empresa demonstram preocupação e interesse com o assunto. “Muitos me procuram no ambulatório para saber se já precisam iniciar o rastreio e a solicitação de exames”, disse. A médica orienta para que os homens se atentem sempre ao cuidado com a saúde. “É preciso fazer exames periodicamente, acompanhamento com médico, cuidado com alimentação e com o estilo de vida”, concluiu.