No fim de dezembro de 2020, foi realizado na Tabocas o treinamento “Noções Básicas de Tributos”. O treinamento abordou os tributos indiretos: ICMS, IPI, PIS/COFINS. A atividade foi direcionada aos profissionais que atuam nas áreas de suprimentos, logística e almoxarifado CDM, financeiro, contabilidade, controladoria e fiscal, além dos demais profissionais da Tabocas que no desenvolvimento de suas rotinas lidam com processos que contemplem questões fiscais e tributárias.

Foram treinados 53 colaboradores. Entre as temáticas abordadas estavam: o sistema tributário nacional, fato gerador, obrigações tributárias, espécies de tributos, características e classificação importante dos tributos, regimes de tributação, PIS e COFINS, entre outros. 

De acordo com o Gerente Tributário, Carlos Henrique de Moura, o treinamento é extremamente relevante para os colaboradores uma vez que mostra cenários e situações vivenciadas nas operações cotidianas da Tabocas. “Os tributos indiretos (ICMS, IPI, PIS e COFINS) são incidentes sobre as mais diversas formas de contratações de serviços ou compras de mercadorias”. Segundo Carlos de Moura, o treinamento contribui para que o profissional consiga, em um processo de negociação, avaliar com precisão a cotação das propostas, considerando que os tributos influenciam na formação do preço e, por consequência, na decisão de compra. “O conhecimento básico de noções tributárias, ajuda a compreender qual cenário fiscal é mais adequado à determinada operação, buscando minimizar a carga tributária”, explicou.

Para o gerente, a receptividade ao treinamento foi muito positiva em função da importância do assunto. “O tema tributos é muito complexo e relevante no dia a dia das empresas e não poderia ser diferente nas atividades desenvolvidas pela Tabocas”, frisou.

Em concordância, a Coordenadora Executiva da empresa, Dalma Ronconi Rego, contou que a partir do curso ficou mais claro o entendimento sobre notas fiscais de serviços e produtos, impostos a recolher/a pagar, tributos federais, estaduais e municipais. “Para a Secretaria, que recebe constantemente notas fiscais, foi um treinamento muito importante. Agora sentimos mais firmeza ao conferir as notas, antes de enviá-las para o lançamento. Naturalmente, ainda teremos dúvidas, mas sabemos que as portas do setor de tributos da Tabocas estarão sempre abertas para esclarecimentos. Parabenizo o setor pela iniciativa”, declarou. 

Na opinião da Assistente Administrativo, do almoxarifado do Centro de Distribuição e Manutenção (CDM), Luciana de Jesus Machado, participar do treinamento foi também de extrema valia. “Adquiri conhecimento para tomada de decisões nas dificuldades cotidianas das atividades fiscais que executo. Todas as dúvidas que eu tinha foram tiradas no treinamento. O conteúdo didático era claro e objetivo. Como realizo lançamentos fiscais no dia a dia, o treinamento contribuiu para a minha evolução profissional e melhorou o meu desenvolvimento do trabalho”, explicou.

Do mesmo modo, a Assistente Administrativo, do setor de logística também do CDM, Ana Carla Gonçalves Ribeiro, elogiou a objetividade e o conteúdo programático do curso.  “Diversas experiências foram apresentadas e discutidas em diferentes cenários. Foi muito importante para a construção, formação de conceitos e, principalmente, elucidação de dúvidas relacionadas à área fiscal que diariamente tenho contato. Dentro da logística, existem vários setores que incidem a demanda fiscal, como contratação, transporte e abastecimento”, contou. 

Segundo o Gerente de Suprimentos, Leandro Savassi, o treinamento foi valioso. “O Brasil, onde o cenário fiscal é muito complexo, é importante que os colaboradores envolvidos direta ou indiretamente em operações fiscais sejam treinados e capacitados, a fim de evitar passivos e identificar oportunidades nas negociações”, finalizou.