Em virtude do aumento do número de casos de Covid-19 no país, a Tabocas intensifica suas ações de combate e prevenção da doença em seus canteiros. Em Bela Vista, no estado do Pará, são executadas ações que visam a diminuição da alta transmissibilidade do coronavírus e suas variantes. Onde está localizado o canteiro, as medidas já mostram um resultado positivo, já são mais de 60 dias sem casos da doença.
Assim como nos demais canteiros, em Bela Vista são realizadas barreiras sanitárias rigorosas, há a aferição individual de temperatura para autorizar a entrada no ambiente de trabalho, é obrigatório o uso da máscara e do álcool em gel. Nas áreas de uso comum, foram intensificadas a higienização, ampliação do distanciamento social nos refeitórios, no almoxarifado e durante a execução das atividades. Os colaboradores receberam também recebem cartilhas educativas sobre prevenção à doença.
Além dessas, ainda na admissão dos trabalhadores, após o período de quarentena, é, rotineiramente, feita a aferição de temperatura e o controle de qualquer sintoma que possa indicar infecção dos trabalhadores pela Covid-19. Os trabalhadores são orientados também a procurar por atendimento em caso de ocorrência de sintomas respiratórios. Para casos suspeitos, são disponibilizados testes para a doença e é realizado o isolamento e o monitoramento dos casos.
Segundo o enfermeiro Ramon Cardoso Alencar dos Santos, as medidas de contenção ao coronavírus já rendem bons resultados. “Não temos caso positivo para Covid-19 aqui há mais de 60 dias, como estamos em um local de fronteira, próximo ao estado do Tocantins, o desempenho se torna ainda mais satisfatório. A conscientização dos colaboradores contribui muito para o resultado. O objetivo é que continuemos assim, trabalhando seguros e saudáveis”, afirmou.