Com o objetivo de incentivar e reafirmar a importância das práticas de segurança no ambiente de trabalho, a Tabocas realizou nos dias 22 e 23 de janeiro a “Parada de Segurança do Projeto Novo Estado”, no Tocantins. A Parada, com ênfase na liderança, foi direcionada aos engenheiros, supervisores, encarregados e técnicos de Segurança do Trabalho. Participaram da ação 1.481 profissionais.
Na atividade foram apresentados indicadores de segurança de 2020/2021, conteúdos relativos à percepção de riscos e às regras que salvam vidas. Além disso, foi a abordada a comunicação eficaz, a regra dos dois minutos, a responsabilidade civil e a criminal, em caso de acidentes, e os procedimentos de segurança da Tabocas. A ação foi realizada por meio de palestra para os engenheiros, supervisores e técnicos em segurança do trabalho e para brigadistas e socorristas foi feita uma reciclagem dos treinamentos efetuados anteriormente.
De acordo com a técnica de Segurança do Trabalho, Adriane de Souza Chaves, a Parada da Segurança é uma importante ferramenta de conscientização dos líderes em relação a sua responsabilidade com a equipe e com os temas abordados. “É importante educar a liderança para que eles instruam e corrijam seus liderados”, explicou.
Ainda segundo a técnica, os colaboradores ficaram interessados e participativos na atividade. “O evento proveitoso com feedback positivo, pois logo no segundo dia da parada os encarregados demonstraram domínio no assunto ao repassar as orientações aprendidas para suas equipes”, disse.
Projeto Estado Novo
O projeto consiste em aproximadamente 1.800 quilômetros de linhas de transmissão, uma nova subestação e expansão de outras três subestações existentes nos estados do Pará e do Tocantins.