Contrariando a realidade vivida por diversos setores da economia durante a pandemia da Covid-19, a Tabocas chega neste mês de novembro aos seus 10 mil colaboradores. Desde o início da crise mundial do Coronavírus, a empresa, que teve atividade considerada essencial pelo decreto Federal 10.282, não efetuou nenhuma medida de suspensão ou redução da jornada de trabalho.

Com obras no Paraná, Tocantins, Pará, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Piauí e, em estágio inicial, em Santa Catarina, além de diversas oportunidades geradas para a matriz localizada em Belo Horizonte, a empresa deve chegar ao fim de 2020 com 11 mil funcionários. Para efeito de comparação, em dezembro de 2019, o quadro de trabalhadores era composto por 3.660 pessoas, ou seja, de acordo com as perspectivas, a empresa vai triplicar o número de colaboradores.

Durante a pandemia, para evitar a propagação da Covid-19 nos canteiros e nas suas dependências, a empresa, seguiu os direcionamentos da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e demais autoridades, implementou e reforçou protocolos emergenciais de controle da doença.

A continuidade do trabalho da empresa proporcionou a abertura de muitas vagas nos estados onde atua. Desempregada desde julho, a assistente de administração de pessoal, Adriana de Oliveira Santos começou no novo trabalho em outubro e conta que foi significativo conquistar a vaga. “Já estava super preocupada como iria fazer para pagar as contas. Eu acreditava que poderia alcançar uma recolocação no mercado de trabalho, mas fiquei surpresa em conseguir em uma empresa que oferece inúmeros benefícios. Infelizmente, devido à crise, essa não é a realidade da maioria das vagas em aberto”, disse.

Para o técnico em enfermagem do trabalho, Alexandre Vieira de Sena, conseguir uma vaga em um cenário tão adverso e de grande concorrência como o dos últimos meses é recompensador e estimulante. A analista de Recursos Humanos, Patricia Neves do Carmo Pereira, concorda com a afirmação, já que não acreditava que conseguiria uma oportunidade de trabalho no meio da quarentena e antes da crise passar. “Agora estou diante de um novo desafio. É gratificante e uma alegria fazer parte do quadro de funcionários de uma empresa em crescimento como a Tabocas”, contou.