A Tabocas realizou um evento virtual pela plataforma Google Meets sobre a “Doença do Alcoolismo e o Alcoolismo no Trabalho”. O evento, feito ontem, dia 7, foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e abordou como o álcool age no organismo e qual é o trabalho realizado pelo Alcoólicos Anônimos (AA). O médico especialista na doença do alcoolismo Olney Fontes participou da atividade, além dele três membros do AA contaram suas experiências pessoais na organização.

Atualmente, segundo Olney Fontes, a doença do alcoolismo atinge aproximadamente 15% da população brasileira, cerca de 30 milhões de pessoas. “O doente alcoólico precisa de ajuda, precisa de apoio. O alcoolismo é uma doença crônica, progressiva, incurável e de origem genética”, contou. Ainda segundo o médico, o álcool como outras drogas, proporciona um prazer e estimula o "sistema de recompensa", o que significa que há uma maior probabilidade de que o indivíduo volte a buscar a sensação causada pelo álcool diversas outras vezes, levando a dependência dessa substância. “As pessoas que possuem a doença do alcoolismo nunca conseguirão beber socialmente”, explicou Olney.

Para ajudar na superação da doença, o AA, entidade presente em 120 países e que tem 73 anos de atuação no Brasil, promove, por meio do compartilhamento de experiências e do reconhecimento por parte do indivíduo de que há um problema de saúde, o suporte e o acolhimento do doente para a sua recuperação.

“Ao ter contato com pessoas que apresentam o mesmo problema, a realidade que não era percebida fica mais evidente. Isso acaba ajudando no processo de aceitação, que é fundamental. Além disso, há o estímulo e a ajuda mútua, que colabora muito nesse processo”, disse o membro do AA R.

Outro membro do Alcoólicos Anônimos que participou do evento foi a doente alcoólica V. “Gosto de dizer que estou em busca de recuperação porque nosso programa é de 24 horas. A gente fica 24 horas sem beber todos os dias. Quando eu acordo eu penso: aconteça o que acontecer, eu não vou beber e isso fortalece o meu dia para que seja um dia maravilhoso sem nenhum tipo de bebida alcoólica. Agradeço ao AA porque no grupo encontrei o suporte para me fortalecer para vencer o vício do alcoolismo”, finalizou.

Mais informações do Alcoólicos Anônimos no endereço eletrônico: www.aa.org.br

Endereço do AA em Belo Horizonte

Rua da Bahia, 504 
Telefone: (31) 3224-7744