Com o calor intenso e a falta de chuva pelo Brasil, a Itaipu Binacional precisou aumentar a geração de energia por dois dias, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O objetivo da ação foi o de ajudar o sistema elétrico do país quando diante de uma demanda não prevista, segundo a usina.
Conforme a hidrelétrica, a geração além do programado ocorreu nos dias 2 e 6 de outubro, para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante um pico de alto consumo de energia em dias com altas temperaturas. Em várias cidades do Brasil, os termômetros atingiram 40 ºC.
No dia 6 de outubro, por exemplo, a usina ampliou a geração por duas horas em até 1.200 megawatts (MW). Esse montante, é próximo da potência total da usina de Furnas, que é de 1.216 MW, no Rio Grande (MG).
Geração de energia
A usina atingiu 60 milhões de megawatts-hora (MWh) produzidos em 2020, na segunda-feira, dia 12. Se comparado, essa produção poderia atender o consumo de energia elétrica do mundo por 23h ou do Paraná por um ano e 11 meses.
Com a estiagem e a pandemia, a geração de energia parcial de Itaipu, em 2020, está 3,4% menor do que a registrada no mesmo período de 2019.
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional