Foi realizado na última semana, no dia 20, na obra 118.01, no município de Curionópolis, no Pará, o treinamento de primeiros socorros para 25 colaboradores recém-contratados da Tabocas. O treinamento é feito antes do início das atividades na empresa e, posteriormente, os conhecimentos adquiridos são reforçados em novos treinamentos realizado pela equipe do QSMS.

Por meio da apresentação de material teórico e de simulações, são repassados aos colaboradores procedimentos importantes no reconhecimento e na conduta inicial nas principais situações de emergência. Os participantes são orientados a identificar, agir preventivamente e atender adequadamente a vítima em ocorrências de urgência e emergência, até a chegada do socorro especializado. Entre os procedimentos do treinamento estão: a realização da massagem cardíaca, o auxílio a vítimas de engasgos, a imobilização de uma perna ou um braço fraturado e como proceder em acidentes de traumas em geral.

O treinamento, de acordo o enfermeiro, Jean de Souza Santos, é muito útil aos colaboradores e bem recebido pela equipe. “Todos interagem, fazem perguntas e tiram dúvidas. A dinâmica que mais gera curiosidade são os tipos de imobilizações em prancha rígida”, disse. O enfermeiro ainda explicou que as principais dúvidas dos funcionários têm a ver com a reanimação cardiopulmonar, fraturas expostas e em como agir quando houver picada de animais peçonhentos.

Segundo Jean, o treinamento é necessário já que pode salvar vidas e o domínio da técnica previne sequelas que estão associadas a primeira etapa do atendimento, que, realizado da forma adequada, impede que a pessoa tenha algum dano adicional”, informou o profissional.