Promovendo a cultura prevencionista, a Tabocas realizou, nos dias 19 e 20 de março, um curso de brigada de emergência para trabalhadores da empresa em Colméia, no Tocantins. Com duração de 16 horas, a atividade foi realizada para 17 colaboradores e teve aula teórica e prática com abordagem de aspectos da prevenção e evacuação em um incêndio, primeiros socorros, manuseio correto dos extintores, classes de incêndios e o combate ao princípio de incêndios.
De acordo com o técnico segurança do trabalho, Almerito Bandeira de Melo, um destaque no treinamento foi a participação feminina que contou com oito representantes. “As mulheres são mais comprometidas e pegam o conteúdo mais rápido, por isso a participação feminina é tão relevante na brigada fixa da obra”, disse.
Segundo Almerito, a brigada de incêndio é muito importante em um empreendimento já que ela é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes. A brigada é também responsável pelas ações de prevenção como, por exemplo, a checagem dos extintores, saídas de emergência e afins. “Uma das mais importantes funções da brigada de incêndio é o treinamento de toda a empresa para casos de evacuação, assim, em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), ela deve promover o treinamento de evacuação padrão para qualquer sinal de fogo não controlado”, explicou.