A Chesf deu início a fase de implantação final de três empreendimentos na região sul da Bahia, contemplando as novas Linhas de Transmissão em 230 kV Eunápolis/Teixeira de Freitas II C1 e C2, além da nova Subestação Teixeira de Freitas II, com potência de 100 MVA e reforçada com o segundo banco de autotransformadores 230/138 kV. As obras contam com investimentos na ordem de R$ 103 milhões e irão gerar, durante a fase de implantação, mais de 2.100 postos de trabalho.

De acordo com a companhia, a finalização dos projetos irá possibilitar o atendimento à expansão do sistema de transmissão do sul baiano como solução estrutural capaz de garantir o atendimento ao mercado nos horizontes de curto, médio e longo prazo, em condição normal e em situações emergenciais.

Além de evitar cortes de carga na região, por ocasião de contingência na primeira unidade transformadora 230/138 kV da subestação, os empreendimentos irão beneficiar o atendimento às cargas supridas pelo sistema de distribuição elétrica da Coelba, derivado de suas subestações Teixeira de Freitas, Posto da Mata, Medeiros Neto, Prado e Alcobaça, além dos consumidores Bahia Sul Celulose e Tecflor. As energizações garantem maior oferta de energia para o desenvolvimento da região, que tem uma população próxima a 250 mil habitantes, espalhada numa área com aproximadamente 4.800 km².