A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está com inscrições abertas para um curso on-line e gratuito sobre o uso seguro da energia elétrica. O objetivo é reduzir o número de acidentes causados pelo mau uso da eletricidade.

De acordo com a Companhia, dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), registraram 1.502 acidentes de origens elétricas (choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas) no Brasil em 2020, que resultaram em 764 mortes.

As aulas, disponíveis para toda a população com idade acima dos 10 anos, têm o objetivo de expandir os conhecimentos da população sobre o tema.

Os interessados podem participar individualmente ou em família, com adultos e crianças podendo interagir e aprender juntos as melhores práticas de segurança com eletricidade.

“O ensino à distância (EaD) visa potencializar a disseminação de informações sobre segurança com a energia elétrica para a população e ampliar o conhecimento sobre o tema. Por isso, o treinamento tem o objetivo de promover a conscientização da população em relação aos cuidados necessários para conviver com as redes de energia, evitando acidentes e salvando vidas", destacou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.

Segundo Soares, o agravamento da pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social também têm contribuído para o número de acidentes de origem elétrica. “Por isso, a Cemig preparou o curso de segurança com eletricidade especialmente pensando no cuidado com a população, pois trata-se de uma ação técnica e com cunho social”, salientou.

O curso é composto por textos, vídeos e atividades sobre o tema, e está organizado em cinco tópicos, totalizando 40 horas de duração. Como módulos estão os seguintes temas:

  • Os caminhos da energia: da geração até nossas casas – 2 horas
  • Sistema elétrico de potência (SEP) – 4 horas.
  • Regras básicas para conviver bem com o SEP – 6 horas.
  • Uso seguro da energia: dicas de prevenção – 20 horas.
  • Uso seguro da energia: dicas extras – dentro de casa – 8 horas.

As inscrições podem ser feitas no site da UniverCemig, na aba “Uso seguro da energia”.