Sempre preocupada com o meio ambiente, a Tabocas segue investindo em tecnologia e promovendo práticas de reaproveitamento de resíduos orgânicos em seus canteiros no país. Nas obras nos estados de Tocantins, Maranhão e Piauí o reaproveitamento de resíduos orgânicos ocorre por meio da utilização de biodigestores de sistema biológico que transformam resíduos orgânicos em biogás e em fertilizante líquido natural. A ação faz parte do desenvolvimento de boas práticas socioambientais que é incentivada e apoiada pela área de Meio Ambiente da empresa.

O reaproveitamento de resíduos orgânicos ocorre por meio da utilização de biodigestores de sistema biológico que pela decomposição, via fermentação anaeróbia (sem oxigênio), transformam resíduos orgânicos, como restos de alimentos e esterco, em biogás (utilizado em fogões em copas / cantinas), onde também é produzido fertilizante líquido natural, que pode ser usado para jardinagem e recuperação de áreas degradadas.

Para o engenheiro ambiental Diogo Fontes, o sistema, além de atender diretrizes de sustentabilidade para o canteiro, promove a conscientização ambiental no descarte de resíduos aos colaboradores. Já para o engenheiro florestal Wesley Faria, investir em tecnologias ambientais é mais um passo rumo à sustentabilidade da organização.