A Tabocas desde o início da pandemia adota inúmeras medidas de prevenção e contenção à Covid-19. Nos canteiros de Almenara e Joaíma, na obra de construção da linha de transmissão de 500kV que vai de Poções, na Bahia, até Padre Paraíso, em Minas Gerais, não é diferente. Para evitar a propagação do coronavírus, a empresa, seguindo os direcionamentos da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e demais autoridades, reforçou e implementou protocolos emergenciais de controle da doença.
Rigorosas medidas de barreiras sanitárias foram realizadas nos canteiros e nas dependências da empresa, como a aferição individual de temperatura para autorizar a entrada no ambiente de trabalho, uso de máscara e álcool em gel. Além de intensificadas a higienização das áreas de uso comum, ampliação do distanciamento social nos refeitórios, no almoxarifado e durante a execução das atividades. Os colaboradores receberam também cartilhas educativas sobre prevenção à doença.
Outra medida de segurança, é a adoção, nos alojamentos, de uma estratégia que visa reduzir o risco de infecção dos colaboradores. Nessa metodologia, os funcionários são divididos e alocados em grupos para que caso haja algum membro da equipe suspeito ou infectado pela doença o isolamento seja realizado automaticamente e de forma segura para toda a equipe, preservando as condições de trabalho do quadro de colaboradores.
Já para as comunidades locais de Almenara e Joaíma, a Tabocas instalou stands de informações para orientação quanto à prevenção à Covid-19. Além de disponibilizar serviços, como aferição de pressão arterial, temperatura e oxigenação. Há também a exibição de vídeos institucionais sobre o trabalho e a história da Tabocas com o intuito de apresentar e aproximar a empresa da população local.
Segundo o engenheiro, Carlos Alberto Carneiro, cada ação preventiva contra a contaminação e a proliferação do coronavírus, seja no canteiro ou nas ações para a população das cidades, simboliza o esforço da empresa e de cada colaborador em preservar a saúde de todos e evitar a propagação da doença, proporcionando segurança na continuidade do trabalho.