Em duas décadas de história, diversas mulheres encontraram espaço de crescimento na Tabocas, ano a ano o número delas cresce na empresa. Elas estão em diversos cargos na matriz e nos canteiros espalhados pelo país. São mulheres movidas por desafios diários, com histórias de superação, pessoal ou profissional, que não têm medo de enfrentar as dificuldades.
No canteiro de Ipatinga, em Minas Gerais, por exemplo, temos a auxiliar administrativo de obra, Juciele Ventura da Silva, que está há 10 meses na Tabocas e viu sua vida melhorar ao conseguir uma oportunidade. “Fui contratada como auxiliar serviço gerais, fiz meu melhor e fui reconhecida pelo esforço. Agora estou na função de auxiliar administrativo de obra, aprendendo e descobrindo que posso ir além”, disse.
Questionada sobre o trabalho no canteiro, Juciele, conta que apesar de ser um ambiente dominado por homens, é um local que não intimida, pois ela acredita que possui o respeito dos colegas e assim consegue desenvolver um trabalho em equipe. “Hoje na Tabocas eu me sinto mais segura, cheia de perspectivas. Agora sinto que sou capaz de muitas conquistas”.
Também trabalhando em um canteiro na cidade de Pocrane, Minas Gerais, a analista de administração pessoal, Mirelli Aquino, que está há mais de três anos na Tabocas, vê um aumento significativo do número de mulheres nos canteiros. Apesar dessa conquista, de acordo com a analista, a mulher ainda enfrenta dificuldades já que a presença feminina muitas vezes é vinculada a uma figura masculina. “Tenho visto melhoras significativas nessa forma de nos enxergar. O crescimento da presença feminina nos canteiros é uma desses avanços. Estamos a cada dia ocupando lugares que antes eram espaços apenas de homens”.
De acordo com a coordenadora administrativa de obra, Cristiane de Oliveira Melo, o aumento da participação feminina no canteiro é real. “Apesar de ser um ambiente dominado pelos homens, a força de trabalho das mulheres tem ganhando lugar. O compartilhamento do ambiente de trabalho vem mostrando que nós mulheres podemos, sim, estar em qualquer lugar. No canteiro a presença feminina é sinônimo de compromisso, dedicação e leveza. É claro que falta muito ainda a ser conquistado, mas temos avançado. Vamos assim derrubando mitos e ganhando o reconhecimento profissional”, finalizou.