Na cidade de Monte Alegre do Piauí, obra 123.02, no Piauí, foi montada uma árvore de Natal a partir de sobras de madeira geradas no canteiro. A confecção do ornamento foi realizada em aproximadamente três dias por um morador da região que trabalha com artesanato e faz o reaproveitamento de materiais recicláveis. Foram utilizados cerca de 30 kg de madeira e a árvore possui 1,6 m de altura.

Segundo a técnica ambiental, Verônica Carvalho de Castro, a montagem do objeto decorativo, foi idealizada com o objetivo de simbolizar as comemorações natalinas e a importância do reuso de resíduos gerados pelas atividades construtivas da obra. “Tivemos a ideia de confeccionar a árvore de Natal com algo bem rústico que pudesse ornamentar o canteiro, reascender o espírito natalino e promover a educação ambiental, diminuindo os impactos negativos causados pelo empreendimento ao meio ambiente”, explicou.

Para a técnica, a árvore melhora o aspecto visual e desperta a solidariedade. “Os colaboradores ficaram animados e curiosos com o ornamento e muitos usaram o cenário para tirarem fotografias e expor em redes sociais. Aproveitando o clima natalino, o canteiro está realizado uma campanha para recebimento de donativos que tem o intuito de beneficiar famílias carentes que moram nas proximidades do empreendimento”, disse.