Para propiciar um ambiente mais acolhedor aos colaboradores, em Curionópolis, no Pará, a Tabocas, em mais uma ação de educação ambiental, implementou alguns jardins e uma horta para que os colaboradores, além de ter acesso a vegetais frescos, também possam desfrutar de um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante.

Entre as várias espécies cultivadas pelos trabalhadores na horta estão: açaí, acerola, abobrinha, alface, alfavaca, berinjela, boldo, cebolinha, coentro, couve, cupuaçu, jambo, manjericão, mamão, maxixe, melão, milho, pepino, pimentas, quiabo, rúcula, salsa e tomate cereja. Já no jardim é possível ver espécies como, calêndula anã, girassol, jabuticaba, onze horas, samambaia, dentre outras espécies.

Segundo o engenheiro Emerson Cechin, a ideia é estimular a educação ambiental e a promoção da saúde. “O ambiente de trabalho por muitas vezes é cansativo e desestimula alguns colaboradores, principalmente aqueles que estão longe de casa. A horta, juntamente com o jardim, traz um ar de leveza, um ambiente mais acolhedor, uma sensação de estar mais próximo de casa, além de propiciar uma série de benefícios à saúde dos colaboradores melhorando o desempenho da equipe”, disse.

Os alimentos produzidos na horta são consumidos no local e podem ser levados para casa pelos trabalhadores.