No último dia 17, na obra 118.03, localizada no município de Arapoema, no Tocantins, foi realizada uma campanha de conscientização sobre tabagismo e alcoolismo. A ação faz parte do cronograma de palestras e treinamentos do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMO) da Tabocas. A escolha dos temas tem a ver com o impacto negativo desses dois fatores de risco no ambiente da empresa, que podem afetar a produtividade e aumentar a ocorrência de acidentes de trabalho. A ação tem o objetivo de conscientizar, por meio de palestras, o cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Segundo o médico, Junio Cesar Costa, a Tabocas promove campanhas de saúde aos funcionários uma vez que são eles o principal ativo da organização, portanto, mantê-los saudáveis deve ser considerado uma prioridade. Para Junio, a temática é importante porque o álcool e o tabaco estão entre os 20 maiores fatores de risco de problemas de saúde identificados pela Organização Mundial de Saúde. O consumo destas substâncias psicoativas é prevalente em todo o mundo e está associado a problemas de saúde pública, sendo fator de risco para problemas sociais, financeiros, de saúde e de relacionamento familiar.
De acordo com o profissional, para abordar a temática, foi realizada uma dinâmica com os trabalhadores que foi conduzida pelas técnicas de Enfermagem, Hellen D’brezza e Maria de Fátima. Vários colaboradores foram convidados a participar da atividade, sempre respeitando as medidas preventivas à disseminação do Coronavírus, como o distanciamento social e a utilização da máscara.
Conforme o médico, durante a atividade foi exposto de maneira clara e objetiva os dados estatísticos de pessoas acometidas pelo tabagismo e o alcoolismo no Brasil, dando destaque aos trabalhadores da construção civil. De maneira lúdica, foi explicado aos funcionários o mecanismo de ação do álcool e da nicotina no organismo, bem como o porquê tais substâncias podem causar dependência e prejuízo à saúde. Enfatizando, por meio da utilização de imagens impactantes, os malefícios que o álcool e o tabaco podem causar ao organismo, entre eles vários tipos de cânceres, impotência sexual, além de danos psicossociais relevantes.
Para finalizar, Costa contou que os colaboradores demonstraram interesse e participaram ativamente de toda a dinâmica. “A mensagem foi bem aceita e compreendida. Elogiaram a preparação do evento promovida pela equipe de saúde do canteiro e destacaram a importância do setor de saúde continuar abordando temas, além daqueles relacionados à pandemia da Covid-19”, destacou.