Na Tabocas temos uma importante ferramenta aliada ao cumprimento do programa de Compliance da empresa: o Canal de Denúncia. Com a garantia do anonimato e da proteção ao denunciante, clientes, colaboradores, parceiros e a comunidade em geral podem realizar a comunicação de práticas irregulares e comportamentos inadequados que estejam sendo cometidos por funcionários da empresa.
Uma das denúncias recebidas pelo Canal está relacionada ao assédio sexual. Crime previsto no Código Penal, o assédio sexual é aquele que ocorre quando há relações hierárquicas entre a vítima e o assediador. Em regra, é aquele que acontece em relações de trabalho.
Ações que caracterizam o assédio sexual, já fizeram ou fazem parte da vida no trabalho de muitas mulheres, segundo pesquisa do LinkedIn e da consultoria de inovação social Think Eva, que ouviu 414 profissionais em todo o país, de forma online.
Ainda segundo esse levantamento, mesmo o assédio sexual sendo crime, apenas 5% das mulheres procuram o RH das empresas para denunciar o ocorrido. A sensação de impunidade e, por consequência, a omissão da denúncia, fortalece o enraizamento de comportamentos inadequados e reprováveis no ambiente de trabalho.
Para coibir o assédio sexual e outras situações impróprias, é importante que a empresa tenha conhecimento do ocorrido. Para que a situação chegue ao conhecimento da Tabocas, a vítima pode fazer o relato de forma anônima pelo Canal de Denúncias. Por meio do canal, é possível fazer ainda denúncias que se relacionam as violações às diretrizes contidas no Código de Ética e Conduta da Tabocas, condutas que não estejam, ou pareçam não estar, em conformidade com as leis, normas, regulamentos e/ou políticas e procedimentos internos das empresas, como casos de fraude, corrupção e suborno. Além dessas, conflitos de interesses, desvios éticos na prática das atividades e qualquer outra ação que caracterize má conduta deve ser relatada para que sejam averiguadas e para que ocorram as punições devidas.
Para a realização da denúncia, é necessário informar detalhes da ocorrência. As denúncias são apuradas pela área de Compliance e, quando necessário, são direcionadas aos comitês internos específicos para a apuração. Nesse último caso, são tomadas medidas para preservar a confidencialidade do denunciante.
O Canal de denúncia funciona 24 horas e está disponível pelo telefone (31) 3614-5900,pela Intranet ou o site da empresa na aba “Canal de Denúncia”, localizada na lateral ou na parte superior dos endereços, respectivamente.
Para mais informações consulte a Política Denúncia: Intranet>Documentos>Compliance>Política Denúncia www.tabocas.com.br>Compliance