Neste mês de abril está sendo realizada nas obras da empresa pelo país a campanha “Abril Verde”, movimento que visa a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. A campanha ocorre por meio de palestras, sessões de alongamento, distribuição de materiais informativos digitais e impressos, como e-mails marketing e folders, além da entrega de álcool em gel e lixeiras biodegradáveis para o carro. Em Ponta Grossa uma música em forma de rap também foi criada sobre a temática.

Em Bateias, no Paraná, durante o Abril Verde estão sendo ministradas palestras sobre a importância da segurança do trabalho e da pratica de exercícios para combater o sedentarismo. Uma apresentação sobre a história por trás do dia 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, também foi feita aos colaboradores. A data, que foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, é em memória às vítimas de uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia em 28 de abril de 1969 em que morreram 78 mineiros. Além das palestras, foram distribuídos fracos de álcool em gel para prevenção da Covid -19 e sacolas lixeiras biodegradáveis para os veículos. Todos os colaboradores participaram ainda de uma sessão de alongamento orientada pela equipe de saúde da Tabocas.

De acordo com a técnica de enfermagem, Claudinéia Cordeiro Bizetto, o objetivo da sessão foi estimular a realização do alongamento antes e depois das atividades de rotina dos colaboradores. “A movimentação física diária proporciona uma melhora na saúde do organismo como um todo. O alongamento é imprescindível para quem passa o dia sentado ou até mesmo em pé”, explicou a técnica de enfermagem.

Também no Paraná, no canteiro localizado em Ponta Grossa, houve ainda a produção de uma música feita pelo colaborador Felipe Matheus Teixeira e um vídeo utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre a temática do Abril Verde. A letra do rap, feita pelo trabalhador, enfatiza a importância da segurança e do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante o desenvolvimento das atividades. Vejo o vídeo aqui: https://youtu.be/m6VWKQQtHiM