INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS UNIDADES TABOCAS

Apresentamos o Hidrossemeador VTEC-2000, um equipamento compacto, versátil e inovador adquirido pela Tabocas como solução tecnológica para melhoramento dos serviços de revegetação em projetos de Linhas de Transmissão e Subestações de Energia Elétrica.

A Tabocas sempre busca aprimorar seus processos e adotar tecnologias inovadoras para oferecer soluções mais eficientes e sustentáveis em seus projetos. Reconhecendo a necessidade de melhorar a eficiência e qualidade da revegetação, a empresa adquiriu o equipamento de Hidrossemeadura e Hidromanta.

A necessidade de recuperação e estabilização do solo é uma realidade presente em 100% dos nossos projetos, seja durante a execução ou na etapa final de implantação de uma obra, como medida preventiva, corretiva ou projeto executivo. Reconhecendo a importância dessas intervenções, investimos em tecnologias para oferecer soluções eficientes e sustentáveis, associada a aplicação de medidas físicas, biológicas ou físico-biológicas, combinação das duas medidas.

Para as medidas físicas (reconformação do solo / barreiras de contenção / sistemas de drenagens / dissipadores de energia / outros) já tínhamos uma boa expertise e estrutura interna, no entanto para as medidas biológicas (revestimento vegetal), anteriormente eram executadas exclusivamente de forma manual por meio da semeadura a lanço, apresentando baixa eficiência, baixa produtividade, qualidade insuficiente e riscos associados à segurança. Para superar esses desafios e aprimorar o processo de revegetação, a Tabocas investiu no sistema avançado de aplicação por Hidrossemeadura e Hidromanta, superando a antiga hidrossemeadura convencional e semeaduras manuais.

Com a introdução da Hidrossemeadura e Hidromanta em seus processos de revegetação, a Tabocas ampliou sua expertise na área de Bioengenharia, fortalecendo sua capacidade de executar ações de recuperação ambiental, revisão final de solo, PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), suporte aos Projetos Executivos e outros processos em suas obras.

A Bioengenharia, também conhecida como Engenharia Biológica, consiste na aplicação dos princípios de biologia e da engenharia, definindo um conjunto de técnicas de construção em que materiais de natureza vegetal são utilizados em associação com elementos minerais e inertes (pedras, madeira, telas metálicas, geossintéticos, concreto, entre outros...), com isso, a hidrossemeadura e hidromanta, duas técnicas de Bioengenharia, veio para somar e fortalecer nosso processo de revegetação em obras.

A hidrossemeadura consiste na aplicação hidromecânica por hidrojateamento de uma massa pastosa, composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, mulch, fixadores e aditivos. Essa massa é lançada por um jato de alta pressão, aderindo e colando na superfície do terreno. Assim, forma-se uma camada protetora consistente que fixa as sementes e demais componentes, funcionando como um escudo provisório contra as intempéries até que a vegetação se fixe de forma efetiva. Além disso, a camada protetora possui diversas funções, como conservar a umidade do solo, controlar a temperatura, prevenir a compactação do solo, reduzir o impacto da chuva, impedir a erosão, melhorar a estrutura do terreno, diminuir a evaporação e evitar a emigração das sementes hidrossemeadas. Além disso, ela proporciona a formação de um microclima favorável para uma germinação mais rápida e eficiente das sementes.

Com o Hidrossemeador, a Tabocas reforça sua posição como uma empresa inovadora e comprometida com a utilização de tecnologias de ponta para garantir a eficiência e sustentabilidade de seus projetos. Acreditamos que soluções como essa sempre trará benefícios significativos para a empresa, trilhando um caminho transformador e ambientalmente correto em projetos de Linhas de Transmissão e Subestações de Energia Elétrica.

Conheça um pouco mais do equipamento e trabalhos realizados em nossas obras no Vale do Itajaí (Obras 127 / 128):

VTEC-2000 - Equipamento utilizado para a aplicação da Hidrossemeadura

 

  

  

  

 

128.12 -  Revestimento vegetal preventivo em talude estrutural

  

  

 

128.19 - Medida biológica (revegetação) para fechamento do PRAD

 

  

  

  

 

128.14 - Revestimento vegetal preventivo em talude estrutural

 

  

  

  

 

128.15 - Medida biológica (revegetação) para fechamento do PRAD