Os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovaram na terça-feira, dia 9, o edital do leilão de linhas de transmissão de energia elétrica que atenderão seis estados: Acre, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
O investimento total previsto é de R$ 1,3 bilhão. A agência reguladora estima que 3.057 empregos sejam gerados com a iniciativa. O edital será publicado até nesta quinta-feira, dia 11, no site da Aneel. O certame está marcado para 30 de junho, na B3, em São Paulo (SP).
As instalações foram divididas em 5 lotes, sendo que um deles atenderá Acre e Rondônia. Os prazos para entrarem em operação vão de 36 a 60 meses, a depender do lote, e começam a contar a partir da assinatura dos contratos, prevista para 30 de setembro.
O edital ainda passará pela validação do Tribunal de Contas da União (TCU). Caso haja alteração, será discutida pela diretoria da agência em 25 de maio. O aviso de convocação do edital será publicado no Diário Oficial da União 2 dias depois, em 27 de maio.
ABRE CONSULTA PARA A-3 E A-4
O colegiado também deu aval à abertura de consulta pública para discussão dos leilões de geração de energia. Deverá ser proveniente de fontes eólica, térmicas de biomassa e/ou oriunda de pequenas centrais hidrelétricas “A-3” e “A-4”.
A nomeação indica o ano de entrega da energia. Por exemplo, o vencedor do leilão A-3, a ser realizado em 2021, concluirá as instalações até o 3º ano da contratação, ou seja, deve começar as operações em 1º de janeiro de 2024.
O certame está marcado para 25 de junho, na B3, em São Paulo (SP).