Sterlite Power antecipa parte de LT no sul do país

Por Canal Energia

Belo Horizonte, 30 de janeiro de 2020.

A Sterlite Power energizou no início de janeiro o principal trecho do Projeto Vineyards, no Rio Grande do Sul (RS), integrando ao sistema elétrico do estado às linhas de 230 kV Lajeado 2 – Lajeado 3 e Lajeado 3 – Garibaldi, além da nova subestação de Lajeado 3 (230kV/69kV). A conclusão das obras confere melhorias para a qualidade de abastecimento elétrico no Vale do Taquari, região com alta demanda energética devido à atividade industrial.

Com a energização deste trecho acontecendo sem pendências técnicas, a energia está disponível no Sistema Interligado Nacional (SIN) e viabilizou à empresa solicitar ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a emissão de seu Termo de Liberação Definitivo (TLD), que atesta a qualidade do projeto e permite à concessionária o recebimento proporcional da Receita Anual Permitida (RAP).

O projeto Vineyards é um dos dez conquistados pela Sterlite em leilões públicos da Aneel , possui 115 km de linhas de transmissão, implantação de duas novas subestações de 496 MVA e expansão de outras quatro nas regiões de Garibaldi, Bento Gonçalves, Lajeado e Bagé.

O investimento previsto no projeto é de R$395 milhões. O prazo do órgão regulador para que o trecho entre em operação é agosto de 2022, com isso a empresa acredita que Vineyards será entregue antes desse prazo.

In: Canal Energia