Script

Nexans disponibiliza até R$ 1 milhão para ações voltadas ao acesso à energia elétrica

Por Canal Energia

19 de Fevereiro de 2018

Recursos são destinados às organizações que tenham boas iniciativas de acesso à energia em regiões desassistidas no Brasil

A Fundação Nexans, instituição ligada à líder global de cabeamentos elétricos, está disponibilizando um financiamento para projetos do 3° setor, que tem como objetivo levar energia para a população carente e desassistidas, tanto de áreas rurais quanto urbanas. As organizações poderão inscrever os projetos destinados ao Brasil entre 22 de janeiro e 10 de abril, pelo próprio site da fundação. O recurso total disponível pode chegar a 300 mil euros, equivalente a R$ 1 milhão.

Em 2016 foi a primeira vez que a Fundação disponibilizou recursos na America Latina para financiar projetos no Brasil. Os primeiros projetos brasileiros beneficiados serão implantados em Minas Gerais e no Amazonas pelas organizações Pacto Amazonia e ECOA-Ecologia e Ação.

As organizações brasileiras que tenham boas iniciativas de acesso à energia em regiões desassistidas no Brasil e que considerem nos projetos a expansão econômica, social e o bem estar humano da região ou área podem obter recursos, que poderá ser dividido entre os projetos vencedores com base em suas proporções e em critérios estabelecidos pela Comissão Julgadora. Entre os principais preceitos de escolha está o impacto para as comunidades beneficiadas de acordo com suas necessidades.

A preservação dos recursos naturais é hoje uma das principais preocupações em todo o mundo. Entre os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015 está a melhoria do acesso à energia sustentável. Hoje, aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo não possuem acesso à energia elétrica. No Brasil, de acordo com o último Senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 700 mil famílias.